Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Ianomâmis: Kopenawa denuncia governador e cobra ação do TSE - Rádio Encanto do Rio


No comando: Toca Tudo

Das 00:00 às 6:00

No comando: Bem Suave

Das 06:00 às 12:00

No comando: Sempre Hoje

Das 12:00 às 14:00

No comando: Pau & Corda

Das 16:00 às 18:00

No comando: Conexão Brasília

Das 18:00 às 18:30

Ianomâmis: Kopenawa denuncia governador e cobra ação do TSE

Davi Kopenawa liderou um grupo de indígenas ianomâmis que foram ao Planalto nesta segunda-feira (25) pedir ao governo Lula providências contra o garimpo ilegal no seu território, em Roraima, e para cobrar ações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o governador do estado, Antônio Denarium.

O julgamento de cassação de Denarium está parado no TSE há mais de três meses. Em agosto, a ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, retirou de pauta o julgamento que pode cassar o mandato do governador, mas o motivo não foi divulgado.

Os indígenas estiveram no Planalto para uma reunião com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, e pediram também um encontro com o presidente Lula da Silva (PT).
Segundo os ianomâmis, o garimpo ilegal na região continua apesar das ações do governo federal, que começaram no ano passado.

O governador Antônio Denarium é um dos acusados de envolvimento com o garimpo na região.
Kopenawa também escreveu uma carta à ministra Cármen Lúcia, pedindo providências contra a participação de autoridades do estado nas atividades ilegais.

“Essa destruição compromete nossa existência e prejudica a luta contra a crise climática no mundo. Além do desmatamento, enfrentamos o desvio de medicamentos essenciais para a saúde do nosso povo”, escreveu o xamã.

 

*Com Informações da Assessoria de Imprensa

Deixe seu comentário: