
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Crônica, Por Renato Pitanga.
O ano era 2011, finalzinho de novembro, dentro de uma Lancha rápida (Balieiro), o então vice prefeito do Município de Benjamin Constant, David Nunes Bemerguy, passava bem em frente as “palafitas da baixada”, como são chamadas as casas do beiradão da orla urbana da cidade, no rio Javari, e olhando para o lugar disse “eu ainda vou ser prefeito desse município, não pretendo fazer grandes obras, mas vou cuidar do embelezamento do nosso lugar”, profetizou. Eu mesmo testemunhei a profecia, era fácil entender e imaginar pois naquela época as ruas de BC estavam quase todas asfaltadas, escapavam algumas, já programadas, caso houvesse tempo. Mas o óbvio não veio, quis o destino fazer diferente, eleição perdida em 2012 e os planos de Bemerguy teve que esperar. Quatro anos depois, resgatado pela expressiva votação em 2016, David elegeu-se Prefeito Municipal e tem nas mãos a chance de realizar seu projeto, mas o cenário era outro, urgente naquele momento, era reconstruir tudo. Prédios públicos aos escombros e o sistema viário totalmente destruídos, das ruas, sarjetas e meio fios, não haviam 2 metros inteiro, algumas importantes vias pareciam nunca terem sido asfaltadas. Um caos, desolador.
Quatro anos de trabalho, de janeiro a janeiro, viagens a Capital do Estado e a Brasília, sempre na companhia do Deputado Atilas Lins, do Senador Eduardo Braga e de outros bons parceiros, Bemerguy foi peregrinando nos Ministérios e secretarias de Governo. Não foi fácil, em meio a crise politica da época, foi necessário toda sua experiência e prestigio para lidar com diferentes pensamentos nas gestões de três Presidentes e quatro governadores, mas sobreviveu e conseguiu reerguer não só prédios e ruas, mas a esperança do cidadão benjaminenses que voltou a acreditar.
Eu confesso que já havia esquecido daquele prenuncio do embelezamento, apaixonado pela região, mas precisamente pela cidade de BC, me dava por satisfeito em ver tudo que se fez nos primeiros quatro anos de gestão, ruas recapeadas com concreto armado e os prédios públicos e praças revitalizadas, mas tomei um sacode de memória esta semana ao receber uma foto e um áudio pelo WhatsApp reafirmando o que foi dito naquela tarde de sexta feira em 2011, “Tá na hora de embelezar a cidade, incentivar as pessoas e causar auto estima”, justificou David Bemerguy para anunciar sua intenção de cumprir o revisto lá atrás.
Como não eu não pude entender isso quando o Prefeito fez o anuncio, no dia de sua chegada a Benjamin?
Como não eu não pude entender isso quando o Prefeito, no dia de sua chegada a Benjamin anunciou nas entrelinhas? Vindo de sua última viagem a Manaus e a BSB, naquele dia ele disse “Conseguimos recursos para concluir obras que estamos tocando, como o mercado Novo, algumas ruas de importante bairros, entre eles Bom jardim e Alzenir Magalhães, com a graça de Deus iremos cuidar do conforto da nossa gente”, anunciou.
Então vamos valorizar o anunciado. Nós estamos falando de um período de fragilidade politica e dentro da maior crise sanitária de toda história, a Pandemia da covid-19. Não é segredo pra ninguém a exitosa luta contra o vírus, desde as barreiras impostas numa região de fronteira ao exemplar Plano (local) Nacional de Vacinação, completada bem antes que qualquer outro município no Amazonas. Com tudo isso no caminho ouvir confortavelmente anunciar que é chegada hora do sonho pessoal do gestor, o EMBELEZAMENTO DA QUERIDA BENJAMIN COSNTANT. Vá lá prefeito, eu também já ouvi do senhor “tudo ao seu tempo, o certo é que vamos fazer, acaba dando certo, se ainda não deu é porque não acabou.